bandos bonnot, mujadhins heréticos, ronins anti-feudais, guarinis pós-civilização e amazonas sem estado
um estranho casal pacificador perambula pelas sombras da mentalidade brasileira: a impessoalidade das instituições e o artigo 5º, iv de sua constituição federal - "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". tal perambulação é tanto um pastorear e um semear metafísicos. andam pra lá e pra cá, conduzindo e cultivando a forma de viver que mais tem valor por essas terras brasilis: a hibernação.
grande sono... dormência colossal... enquanto isso... as instituições, entidades abstrata, fantasmagórica e sem rosto posam imperiosas. tudo o que é feito em seu nome não alcança as pessoas que a animam. seus direitos, deveres, obrigações e ações resguardadas em algum além mundo. somente quando é conveniente para alguém expor ou promover outro, em suas guerrinhas internas, um nome aparece. o presidente da república e os burocratas poderosos da administração federal com seus interesses próprios e recursos astronômicos; diretores de relações externas, gerentes de relações governamentais, dirigentes de associações, acessores parlamentares, etc, sem o menor risco de serem responsabilizados diretamente. escondidos por de trás dos silêncio, das indecisões e das evasivas. é tudo culpa da máquina! falta dinheiro! falta qualificação e treinamento! a concepção está em reforma! todas as abstrações que fracassaram são trazidas à tona, porém... deserto total... horizonte vazio... região inóspita... nenhuma forma de vida humana para responder... estranhamente garantido o anonimato... senhores e senhoras do tempo e da lei...
e... a quem o anonimato é vedado? ah! quem é hacker que invadiu a conta do bil gates? e os indígenas zapatistas do méxico, porque andam com seus passa-montanhas no rosto? e os vândalos do tal black block que destruíram a loja da nike e o macdonalds? quem é que está distribuido gratuitamente música, filmes, livros, programas de computador pela internet? e os responsáveis por libertar animais daquela fábrica da colgate-palmolive? e quem são as mulheres da via campesina que destruíram a plantação de milho trangênico na fazenda da monsanto? e as lideranças dos movimentos sociais de contestação? e aquele que foi flagrado pelas câmeras de monitoramento interno sabotando os oleodutos da royal dutsh shell? e... qual foi mesmo o nome do movimento organizado que, em 2006 varreu para debaixo do tapete, o estado, anarquistas e comunistas, conseguindo parar a maior capital financeira do brasil?
a arte da urgência de nomear os bois escondidos na impessoalidade das instituições inspira temor entre as pessoas com tendências totalitárias!
Já a liberdade renascida na matemática do caos... matenhamo-na secreta, porém visivelmente espetacular!
Postar um comentário